top of page

Qualidades de um arquiteto

Atualizado: 26 de mai. de 2018

4 qualidades fundamentais que um profissional de arquitetura deve desenvolver.


Muitas dessas etapas não aprendemos na faculdade, e sim na experiência diária de trabalho.


✔️Pesquisa - Devemos acumular todas as informações possíveis sobre um tema específico ou sobre tudo que nos interesse. Qualquer coisa pode servir de inspiração. Todas as experiências que temos vão nos servir um dia. Muita pesquisa na internet e em livros é fundamental. Além das experiências em viagens...

Mantenha-se curioso! Esse deve ser o lema de um arquiteto.



✔️Técnica - Na faculdade temos um treinamento intensivo da parte técnica, especialmente associado aos estágios supervisionados. Após 5 anos de curso e 2 anos de especialização somos treinados para enxergar em 3 dimensões e aprendemos a desenhar detalhadamente um projeto. Com a experiência ganhamos a prática de ter uma idéia ou outra quando vemos um ambiente vazio. O que nem todos sabem é que apesar disso, não somos super heróis! Temos momentos sem criatividade. Projeto nenhum fica bom sem pesquisa, sem um tempo pra amadurecer idéias. Então, não acredite que conseguimos ver seu ambiente em 3D finalizado na primeira visita.



✔️Psicologia - Sim, de certa forma também somos psicólogos! Temos que interpretar o que o cliente consegue expressar e o que ele não consegue expressar quando perguntamos o que ele quer. O momento de o cliente ver a maquete eletrônica é muito importante, o resultado não pode decepcionar, tem que superar expectativas! Vocês entendem a importância e o valor disso? Cada cliente é único e queremos que ele sinta isso com o resultado do nosso trabalho.


✔️Bom senso - É interpretar todas essas informações de acordo com o nosso gosto e experiência. Inclusive acho essa uma qualidade fundamental para que no final o resultado do trabalho seja positivo!

Contrate um arquiteto que tenha as qualidade que você quer que seu projeto tenha.





Para quem é arquiteto e está começando, é importante saber que esses não são dons que você nasce com eles. Mas você pode conquistar com a prática profissional.



208 visualizações
bottom of page